segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Familia em toda a sua singularidade

Resultado de imagem para família dinossauroFamília é uma das coisas neste mundo que não há uma definição exata, afinal cada um vai ter uma visão diferente sobre aspectos completamente subjetivos, mas existe uma coisa a qual não se pode faltar, amor. Toda e qualquer família é constituída por amor, sendo este mais importante do que qualquer laço sanguíneo ou grau de parentesco.
O sangue nos torna parente de diversas pessoas, porem o que podemos chamar de família é aquele na qual existe uma lealdade mutua. Temos um lugar de origem, a explicação de onde viemos, como fomos originados, lugar de onde herdamos características e genética, nossa arvore genealógica.
Mas toda vez que nos lembramos da nossa família sempre vem a tona todas as características que temos em comum, aquele habito que todos partilham, como morder o cantinho da boca. Ou talvez se lembre daquela tia que faz a alegria de todos quando chega nas reuniões. Família é um eu no plural, porque somos constituídos daquilo que vivenciamos, e o nosso primeiro contato com o social é por meio da família, é como aprendemos a conjugar a vida no plural.
Claro que nem sempre é unida, alguns laços acabam por se estreitar com o decorrer dos anos, o crescimento com o amadurecimento ou não de todos. Sempre vai haver aquela pessoa que não se da bem com todo mundo.
Mas família é principalmente aqueles que você escolhe, que deseja amar, e chamar de família. Sempre tem aqueles amigos que entram na nossa vida que mais parece irmão de outra mãe, que ta sempre ali com a gente partilhando todos os momentos, acaba sendo família e é tão natural que nem precisa ser dito acontece.
Família é pai, mãe, irmãos, tios, tias, avôs, mas acima de tudo é o ambiente de segurança que se tudo der certo eles vão estar ali, comemorando e parabenizando, mas não der iram continuar ali, pra te acalentar e cuidar. Família não é só uma instituição de regras e obrigações é sentimento de pertença, sentir-se parte.
Não há uma receita pronta de como deve ser uma família, cada uma vai ser diferente e com suas singularidades, contudo não iram deixar de ser uma família só porque é diferente do comercial de margarina da TV. Família é única, e é perfeita na sua completa imperfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário